21

Fev

Receitas da Bibeli

Versão Bibeli da Moqueca Capixaba

voltar
Versão Bibeli da Moqueca Capixaba
Versão Bibeli da Moqueca Capixaba

Ingredientes:

- 5 postas de badejo ou robalo;
- 3 maços de coentro;
- 2 cebolas brancas (grandes) cortadas em cubo;
- 5 dentes de alho amassados com sal;
- 8 tomates cortados em cubos;
- 3 limões;
- Azeite extra-virgem;
- 1 colher (sobremesa) de colorau;
- óleo de boa qualidade (girassol, milho...);
- Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:
Traga o peixe limpo para casa, mas não deixe de fazer um pré-preparo: lave as postas com o limão e o deixe em um bowl com água e um pouco de sal. Na panela de barro média já quente, e já curada/queimada, coloque o óleo, o alho e o sal, e doure. Acrescente o colorau. Deixe refogar em fogo baixo. Junte a cebola e refogue. Depois é a hora de 2/3 do tomate e metade do coentro. Está pronta assim, a cama do peixe.

Retire o peixe da água, lave-o em água corrente. Acrescente as postas, com a mão, inserindo-as dentro do refogado de tomate, mas sem chegar no fundo da panela. Por cima, insira o restante do tomate e do coentro, regue com azeite extra virgem e tampe. Deixe cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos em fogo baixo.

Você pode preparar arroz branco e uma Moqueca de Banana da Terra para acompanhar. A de banana segue o mesmo passo a passo da Moqueca de Peixe, mas sem a parte do limão. Sirva quente e na Panela de Barro, legítima das Paneleiras de Goiabeiras, feitas artesanalmente e próprias para o preparo destes pratos! Esta receita pode ser seguida para Moquecas de siri, lagosta e camarão, apenas substituindo estes ingredientes.

Deixe um comentário