16

Jan

Casa

O que pode e o que não pode ir ao microondas?

voltar
O que pode e o que não pode ir ao microondas?

Segundo comprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Portanto, o forno de microondas é perfeitamente seguro. Mas, quais os recipientes que podem ser levados ao microondas?
 
- Porcelana:
 
A porcelana é bem-vinda ao microondas, porém se tiver detalhes metálicos, não podem! Por isso, fique ligada, pois frisos metálicos (prateados ou dourados) são comuns em porcelanas, principalmente as mais finas. Fique atenta!

A foto que ilustra este post é de um aparelho de jantar pintado que não possui detalhes prateados ou dourados, portanto, pode ser levado ao microondas!

- Plásticos:

Use somente plásticos rígidos e apropriados para cozimento em microondas. As embalagens plásticas de margarina, queijo, iogurte são derivados do petróleo e não resistem à elevada temperatura do alimento, derretendo ou exalando odores e substancias tóxicas. Definitivamente, não devem ser usados em microondas!

Dica: os recipientes de plástico (inclusive os filmes de PVC) possuem, em sua composição química, uma substância chamada dioxina, que é liberada no processo de aquecimento. Alguns estudos relacionam a dioxina ao aparecimento de câncer de mama, pulmão, próstata e cérebro. Embora as pesquisas ainda não comprovem qual é a quantidade da substância que, acumulada no organismo, torna-se nociva aos seres humanos, o ideal é utilizar somente recipientes de vidros refratários ou porcelanas para cozer ou aquecer alimentos.

- Papel:

Toalhas de papel, papel toalha ou pratos de papel podem ser utilizados somente para o aquecimento de alimentos por curtos períodos e para proteção contra respingos. Não utilize papéis com revestimentos de cera, pois estes podem derreter com o aquecimento do alimento. Para conservar a umidade do alimento e evitar os respingos no forno, recomenda-se tampar os alimentos sempre que for descongelar, aquecer ou cozinhar em microondas.

- Acrílicos:

Os copos de acrílico, a princípio, não têm problemas com o microondas. Contudo, o aquecimento envelhece este prematuramente, criando pequenas rachaduras internas no acrílico que vão tornando-o opaco em pouco tempo. Portanto, não vale a pena levar seus utensílios de acrílico ao microondas!

- Vidros:

A maior parte dos vidros pode ser utilizada em microondas somente para o aquecimento. Para o cozimento é mais recomendado o uso de refratários. Mas lembre-se, que como com a porcelana, nunca utilize peças com decoração em metal (frisos dourados ou prateados) e tampouco cristais finos.

- Cerâmica Vitrificada:

Recipientes fabricados com este material podem ser usados para cozinhar e aquecer e são muito práticos, pois podem ir diretamente do forno à mesa. Não use tampas de plástico que acompanham as tigelas, a não ser que venham com a indicação: “próprio para microondas.”

Teste para determinar se um recipiente é adequado ao microondas:

Coloque um copo de água fria, junto com o recipiente que pretende usar, dentro do microondas. Aqueça na potência alta (100%) durante 1 minuto. A água aquecerá, mas o recipiente colocado a seu lado deverá permanecer frio. Se, pelo contrário, ele aquecer, é porque não indicado para microondas.

Use o microondas para tornar sua vida mais prática e funcional! Afinal de contas, nosso tempo é curto demais e não temos tempo a perder! Precisamos ser felizes em tempo integral. Aproveite e venha nos fazer uma visita! Nós da Bibeli vamos adorar!

Fonte: http://www.seleccoes.pt/utens%C3%ADlios_adequados_para_o_microondas


 

Deixe um comentário