04

Jan

Informações

5 Dicas para planejar suas contas em 2016! Reformule seu orçamento e realize seus sonhos!

voltar
5 Dicas para planejar suas contas em 2016! Reformule seu orçamento e realize seus sonhos!
Vamos aos planos deste ano? Mas, antes de começar a sonhar e colocar em prática os sonhos, devemos primeiro nos organizar financeiramente. Isso, porque, temos que ser realistas! Não há realização de sonhos materiais sem antes termos dinheiro para bancar tudo, né? Vamos lá, então!! Vamos organizar a casa em 2016!

1°) Organize-se financeiramente: monte suas despesas em cima daquilo que você ganha. Nunca além do seu salário! Crie uma lista das despesas que você tem todos os meses (Despesas Fixas), como:
- Aluguel + condomínio (se tiver);
- Água;
- Energia;
- Telefone;
- Plano de saúde;
- Supermercado; etc...
- POUPANÇA (esta conta é obrigatória! Você deve sempre separar uma taxa para aplicar em renda fixa, tesouro...mas esta deve obrigatoriamente existir). É o seu futuro e da sua família. Detalhe: você não pode usá-lo em hipótese alguma. Somente em emergência, como em caso de doenças e etc.

Depois é hora de distribuir os gastos. Mas lembre-se, depois de distribuir seu salário por estas contas, inclusive o de poupança, o que sobrar deverá ser para gasto com lazer e outros! Só depois de distribuir tudo!
 
2°) Elimine as dívidas existentes: caso você não possua dívidas, ótimo! Você é um exemplo, com certeza. Mas, caso tenha, é hora de zerá-las. Limpe seu nome e elimine esses débitos que te consomem mês a mês. Negocie com o credor. Para isso, aperte seu orçamento e corte todas as despesas extras, como lazer e outros. Pague sua dívida, mas cautela!! Comece do zero. A revista Exame dá 5 passos para eliminar as dívidas. São eles:

1.       Conheça seus números: crie seu orçamento. O valor que você ganha tem que ser sempre maior do que o valor que você gasta.
2.       Aprenda a controlar o ímpeto de gastar: compre apenas o que é necessário.
3.       Não pague o mínimo do cartão de crédito: isso é fatal!
4.        Se organize antes de refinanciar a dívida: veja o valor mensal da dívida você realmente pode pagar por mês, sem deixar de pagar suas contas fixas (o que você precisa para viver).
5.       Organize as dívidas por escala de importância e só então renegocie: veja as contas abertas (dívidas) que são mais importantes, como mensalidade escolar, por exemplo.
 
Veja mais instruções em: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/livre-se-das-dividas-em-5-passos%20
 
3°) Nunca gaste mais do que você ganha! Seu salário deverá pagar suas contas, e ainda sobrar para poupar para o seu futuro e para o item lazer!
 
4°) Poupe parte do que você ganha! Mensalmente, obrigatoriamente, separe uma quantia (que se puder deixe fixa inicialmente e depois aumente), para garantir o seu futuro e o da sua família. Esta “poupança”, que deverá ser aplicado em renda fixa, tesouro...ou até no mercado financeiro, como o de bolsa de valores, dependendo do seu perfil, deverá ser usado no futuro ou em situações emergenciais.
 
5°) Garanta sua aposentadoria: invista na sua aposentadoria. Planos de previdência oferecidos pelas empresas e fundos de pensão são opções para você que trabalha de carteira assinada, em uma empresa. Mas, caso a empresa onde você trabalha não tenha nenhum fundo de pensão, existem opções de investimento no mercado que são certas para o acúmulo de renda para aposentadoria. Algumas opções são: títulos do Tesouro Direto e Planos de Previdência Privada. Procure o gerente do seu banco, que ele poderá te orientar melhor sobre este assunto!
 
O mais importante é sempre gastar menos do que se ganha! Senão a conta não fecha! Isso é fundamental para iniciar seus planos pessoais, já que o financeiro está arrumado depois destas dicas! Aí, sim, os sonhos poderão se tornar realidade! Planeje-se!
 
E Feliz 2016! Com muitos sonhos realizados para todos nós!!!

Beijos e até semana que vem!

Roberta

Loja Online: www.lojasbibeli.com.br
E-mail: contato@bibeli.com.br

Deixe um comentário